quarta-feira, agosto 30, 2006

Suplementos podem causar dependência psicológica

Com o metabolismo alterado, depois de quase ter tido um derrame cerebral com a pressão arterial em 22 por 12, ex-usuário de esteróides-anabolizantes e suplementos alimentares confessa ter vivido anos de ilusão. Candidato a ter câncer de próstata, fígado, impotência sexual e outras disfunções, o químico Paulo Tarso Tavares, 29 anos, alerta usuários:

"Fiz uso de muitos produtos a que tive acesso. Treinei pesado com o objetivo de competição por dois anos. Nesse período, gastei o equivalente a um carro em "bombas" - esteróides. Pesava 84 quilos; ingerindo anabolizantes e complementos cheguei a 108. Fiquei paranóico, não tinha paciência. Ganhei o apelido de animal, cheguei a perder uma namorada quando ela me chegou na parede. Optei pela musculação compulsiva. Tornei-me uma pessoa anti-social, vivia para comer, malhar e ingerir produtos químicos que me poupassem tempo em ganhar massa muscular. Minha loucura chegou a tal ponto que quando perdia peso, deixava de sair na rua enquanto não o recuperasse"

Com 20 quilos a menos, Paulo ainda tem seu metabolismo alterado, o que o impulsiona a continuar consumindo complementos alimentaresHoje, malha como uma pessoa normal, não faz uso de anabolizantes-esteróides, mas ainda se sente preso à complementação alimentar. "Meu corpo ainda necessita de grandes quantidades de carboidratos, proteínas e aminoácidos que poderiam ser encontrados na alimentação natural", confessou.
Consciente de que fazer uso de suplementos sem prescrição médica não é o melhor caminho Eliel Ricardo Natanael, 24 anos, aposta nos produtos. "Pesava 58 quilos. Em dois anos, com a ajuda de complementos alimentares, ganhei 18 quilos em massa magra. Não deixo meu organismo acostumar-se com os suplementos, faço intercalações de tempo. Tive que me disciplinar para alcançar o físico que tenho hoje. Economizo tempo, pois, enquanto teria que comer dezenas de claras de ovos, ingerindo algumas colheres de sopa de albumina alcanço meu objetivo. Eu mesmo construo minha dieta, pois fazer com especialistas é caro e eu não teria dinheiro suficiente para isso", relatou.

Nenhum comentário: