quarta-feira, agosto 30, 2006

É possível obter essas ou outras substâncias que auxiliam os atletas nos alimentos? Quais? Por quê?

A alimentação é a fonte ideal para substâncias úteis ao nosso organismo. É a partir dela que obtemos as proteínas e aminoácidos que nos dão a força necessária para as competições, os sais minerais que se transformam em eletrólitos e nos servem de condutores energéticos, os lipídios e carboidratos que funcionam como combustível e as vitaminas que regulam várias funções e reações químicas. Assim como a falta de alimentos pode prejudicar o organismo, o excesso de algum tipo pode gerar problemas. É sabido que a hipervitaminose traz problemas sérios ao organismo, dependendo do tipo.

A ingestão excessiva de vitamina A, que causa problemas de pele como amarelamento, dessecamento e escamação; fragilidade e dor aguda nos ossos; formação de prurido; aumento no fígado e baço; náuseas; queda de cabelo; dores de cabeça; entre outros. A ingestão excessiva de proteínas e aminoácidos pode levar o corpo a uma sobrecarga renal e a desenvolver problemas como a elevação do ácido úrico na corrente sanguínea, causando distúrbios como a gota, uma espécie de artrite (inflamação na articulação).
O excesso de açúcares e demais carboidratos pode resultar em aumento de peso, alterações emocionais e, dependendo da predisposição, o aparecimento do diabetes insulino-dependente, que ocorre pela redução do número de receptores de insulina, uma vez que o excesso de carboidratos e gorduras provocam o aumento na produção de insulina, criando uma certa resistência celular a esse hormônio.
A ingestão de gorduras eleva o colesterol e desencadeia severos problemas cardíacos. Mesmo os sais minerais em excesso provocam problemas dos mais variados como hipertensão e sobrecarga renal no caso do cátion sódio; cálculos renais para o excesso de íons de cálcio; desmineralização, manchas nos dentes e até câncer no caso de excesso do ânion flúor; problemas cardíacos para o excesso dos cátions do potássio e de ferro e alterações metabólicas pelas quantidades acentuadas de compostos fosfatados. Portanto, mesmo a ingestão de alimentos e de repositores eletrolíticos, como as bebidas isotônicas, merecem uma atenção especial, o ideal é se ter uma dieta equilibrada, sem excessos, por esse motivo os atletas necessitam de acompanhamento de nutricionistas, eles são os profissionais capazes de esquadrinhar uma dieta ideal para cada praticante, sem exageros e de forma harmônica.
Como se pode notar, a alimentação adequada é o melhor caminho para quem pratica esportes. Os atletas devem receber orientações de especialistas, ou seja, nutricionistas para que reponham o que gastam de seu organismo após sessões desgastantes. Infelizmente sempre a orientação e o acompanhamento são feitos por nutricionistas, normalmente são técnicos e preparadores físicos indicam dietas generalizadas, que muitas vezes são ótimas para uns e péssimas para outros, daí, torna-se comum encontrar atletas com problemas ósseos, hormonais, cãibras, crescimento reduzido e anemia. A necessidade de suplementos alimentares torna-se comum em algumas modalidades cujo desgaste físico extrapola a normalidade, nesse caso, a indicação do suplemento deve ser feito por um médico ou nutricionista.
Eles se dividem em duas categorias:
Macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras.
Micronutrientes: vitaminas e sais minerais.
Todo processo não seria completo se não fosse a água, fundamental para que o organismo funciona, ela contribui para o metabolismo em incontáveis processos, por esse motivo, somos 70% água, logo, desidratar jamais, todos os atletas deve se hidratar constantemente. Esta é a razão pela qual os maratonistas se servem de pequenos goles de água durante o percurso das provas. É o corpo pedindo para repor o que foi perdido.
Assim, a alimentação adequada é ponto de partida para um bom desempenho, qualquer suplemento alimentar só deve ser recomendado caso o médico ou nutricionista ache fundamental para a melhoria do desempenho, caso contrário, o feitiço pode virar contra o feiticeiro.

Nenhum comentário: