quarta-feira, agosto 30, 2006

Efedrina & Anabolizantes

Assim pessoas que passam dois terços do ano levando uma vida sedentária lutam com todas as forças e procuram soluções rápidas para melhorarem a sua condição física e a aparência. A prática sem limites de qualquer tipo de exercício físico pode até não matar, mas traz sérios riscos de alterações na saúde dos malhadores. Aqueles que abusam, geralmente, têm consciência disso, mas não acreditam nos prejuízos que a carga pesada de atividades pode trazer para o seu corpo. Suplementos alimentares, não recomendados pelos profissionais de Educação Física, são usuais na dieta destes atletas compulsivos.
A ingestão de substâncias como hipercalóricos ou anabolizantes são argumentos usados por quem excede os próprios limites. Os efeitos colaterais são facilmente identificados: aparecem espinhas pelo corpo, a pele fica excessivamente oleosa. Mais tarde, o metabolismo do fígado, rins, pulmões é sobrecarregado, surgem problemas cardíacos e aumento do tempo de coagulação do sangue.
Vale lembrar que boa parte dos complementos existentes no mercado segue a filosofia "daqueles preparos milagrosos" vendidos em feiras livres. Laboratórios se aproveitam da ansiedade daqueles que sonham com um corpo escultural e vendem seus produtos. Uma alimentação balanceada com proteínas, carboidratos e vitaminas é capaz de promover mudanças notáveis sem nenhum dano à saúde, ressalvando as características genéticas de cada um.
Com tanto exagero, o número de academias de musculação também cresceu. Só nos últimos cinco anos, Betim ganhou dezenas. As lojas especializadas na venda de complementos nutricionais acompanharam essa estatística. Aminoácidos, queratina, albumina, shakes, barras de cereais e energéticos são alguns dos complementos alimentares consumidos pelos "sarados e saradas".
Para o personal trainner, Anderson Gonçalves Palhares, 27 anos, a suplementação alimentar é perda de tempo. "Suplementação alimentar é toda ingestão de substratos que o organismo não produz suficientemente. Isso só ocorre em casos de patologia ou desnutrição. Uma pessoa normal não precisa fazer uso de complementos alimentares. Esse uso indevido pode ser convertido em gorduras, além de causar câncer no fígado, rins, pulmões, impotência sexual, aumento do tempo de coagulação do sangue em longo prazo e contribuir para outros males", explicou.

Nenhum comentário: